Game Maker Future
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Anúncios do fórum
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» eae galera
por jester o ouriço Sáb Jul 13, 2013 3:09 pm

» Game Maker Forum
por Samus Aran Qui Jun 21, 2012 1:45 pm

» Yo Tiger!!
por luiz_100juizo Seg Nov 14, 2011 11:31 am

» { Projeto em andamento } X3 ExploRer | Jogo de cavar para pegar moedas |
por Wanderlei Corrêa Sáb Out 01, 2011 9:02 pm

» { Apresentação } Olá galera, Sou o Uriel.56
por luiz_100juizo Qua Set 28, 2011 2:26 pm

» [ Cmd help v1.2 ] Software criado no Game maker para ajudar o PC { gm 8.0 } (download)
por luiz_100juizo Qua Set 28, 2011 2:24 pm

» Concurso de nº001 - Jogos Futuristas
por luiz_100juizo Qua Set 28, 2011 2:19 pm

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Parceiros
Sonic Game Maker

Programadores

Palavras-chaves

Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 81 em Ter Mar 09, 2021 12:25 pm

Como idealizar um jogo

2 participantes

Ir para baixo

Como idealizar um jogo Empty Como idealizar um jogo

Mensagem por Wanderlei Corrêa Sáb Ago 20, 2011 10:15 pm

REQUERIMENTOS: Uma plataforma de criação de gemes e muita (mas muita mesmo!!!!) dedicação.

Pra começar, esse tuto é pra todo mundo. Então se você é veterano, não tenha vergonha de comentar. Idealizar o jogo e programa-lo são coisas completamente diferentes.
Antes de criar um jogo é necessario pensar em que jogo se quer criar. Isso pode soar meio bobo a princípio, mas pensem comigo... Muita gente começa a fazer un jogo improvisandi e perde a linha na metade do caminho. De fato, é preciso ter algo para criar antes de criar qualquer coisa. Se você tem dificuldade nesse ponto, aqui vão algumas dicas sobre como idealizar um jogo a partir da estaca zero.

PASSO1/aprimeira ideia: Antes de pessar é preciso ter em que pensar. Uma inspiração. Essa inspiração pode ser qualquer coisa. Um componente da jogabilidade, uma sprite, uma história. Em fim, o que o seu coração permitir. Dependendo da sua inspiração, o jogo pode adquirir multiplas caras. Tomemos como um exemplo uma nave espacial. A partir daí podemos dizer que o ogo será em top view, em side view, ou em back view (estilo 3D). Além disso, é fundamental para o próximo passo.

PASSO2/fazendo pesquisa: Pode parecer chato só de falar em pesquisa, mas eu só pesso que vocês joguem outros jogos eletronicos (comerciais ou não), acistam fillmes, leiam alguns livros e falem com outras pessoas. Já vou facilitar um pouco as coisas e dar umas dicas de onde pesquisar. Se quiserem um RPG, pesquisem as séries Suycoden, Zelda, Final Fantazi, Kingdom Hearts, Valkiries Profile... Em fim, qualquer jogo da square enix. São todos jogos bem completos, com bastante ação, estratégia e profundidade. Vão desde os mais concervadores aos menos ortodoxos. Tentem começar pelos retrôs, pois são mais faceis de fazer. Comecem com jogos de mouse simples, depois um pacmam e assim por diante. Uma recomendação minha é de um jogo de uma das antecessoras da square enix, a enix. Soul Blazer, para SNES.

PASSO3/criado um univerço: Sim. Pra ter uma idéia daquilo que você vai criar é preciso criar o univerço unde o jogo se passa. Isso envolve todos os aspectos do jogo, como jogabilidade, leis físicas (gravidade por exemplo), seres existentes e a história de seus povos. Criar um univerço pode parecer algo dificil, mas na verdade, é bem simples. Basta lembrar que isse processo não envolve a criação de aspectos que não serão abordados durante o jogo. Exemplo: em um jogo de nave são se concidera a gravidade, logo, ela não faz parte do univerço do jogo.

PASSO4/criar uma trama: Todo jogo deve ter, no minimo, uma conexão de fatos que fassa sentido. Por mais simples que seja. Mesmo que o jogo não possua uma trama propriamente dita, deve ter algo acontecendo que tone a intervenção do jogador necessária. Os jogos acima tambem contam para pesquisa de trama. E não esperem entender a trama sem assistir os filmes. Um jogo especialmente bom para trabalhar a trama é a série Legacy of Kain e Blood Omem (é a mesma série, pois se passa no mesmo univerço). A trama é o ponto destaque do jogo. A trama é tão complexa e envolvente que chega a tirar o gosto do resto do jogo.

PASSO5/pegar no pesado: Uma vez que se tenha um univerço e uma trama, basta adicionar os pedaços e os recurços a programação. Programar é uma tarefa dificil. Muitas vezes exige dezenas de pessoas para criar até o jogo mais simples. Em alguns casos, o idealisador não atua na parte técnica. Apenas garante que o jogo caminhe de acordo com suar espectativas.

Em fim, esse é o meu tuto. Se quiserem mais alguma dica de pesquisa, mandem um MP pra mim com o tipo de jogo e eu faço as recomendações.
Wanderlei Corrêa
Wanderlei Corrêa
Avaliador
Avaliador

Mensagens : 16
Pontos : 4679
Reputação : 3
Data de inscrição : 29/07/2011
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Como idealizar um jogo Empty Re: Como idealizar um jogo

Mensagem por luiz_100juizo Dom Ago 21, 2011 8:54 am

Muito bom tutorial, vejo que você já está com internet denovo Wink
luiz_100juizo
luiz_100juizo
Administrador
Administrador

Mensagens : 56
Pontos : 6026
Reputação : 6
Data de inscrição : 12/02/2011
Idade : 27
Localização : Guarulhos - SP

https://gmfuture.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos